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Marketing Digital

Por: Rafael Batista

O problema é velho,  estar onde os nossos clientes estão, mostrar nossos produtos e serviços, comprovar qualidade e competência, concorrer com preços, aparecer para o público, estar presente na vida do consumidor.

Podemos voltar no tempo, até as caravanas que atravessavam desertos para comerciar, caravelas carregando todo tipo de produtos, vindos dos mais diversos lugares, até os tempos de hoje, onde com uma pesquisa na internet, um telefone e um cartão de crédito com um saldo generoso podemos comprar praticamente tudo.

Mas mesmo assim, muitas empresas fogem do marketing, algumas por não desejarem crescimento, pois já tem muito trabalho apenas com indicações, outras por não entenderem do assunto e pensar que é um bicho de 7 cabeças, 3 olhos e uma dúzia de pernas. O fato é que muitas empresas com potencial estão fora da internet, e não fazem idéia do que estão perdendo.

Para ajudar a desmistificar e abrir possibilidades, vamos citar algumas coisas que podem ser feitas.

Site

É a opção mais óbvia quando se trata de internet, o que é preciso para se desenvolver um site:

Domínio: É o endereço eletrônico, o www.suaempresa.com.br, a palavra “endereço” é muito bem aplicada aqui, pois é exatamente igual ao endereço físico da empresa, uma forma do cliente chegar até nós.

Hospedagem: Em nossos negócios é comum precisar de espaço para trabalhar, receber clientes, guardar produtos, estoque ou matéria-prima. Podemos alugar um espaço ou comprar nosso próprio ponto. Em internet, o equivalente é o servidor de hospedagem, podemos comprar um servidor, mas na maioria dos casos não compensa, pois o investimento e os custos de manutenção são altos. Ou podemos alugar um, onde uma empresa cede espaço em seus servidores e cobra um aluguel. Esta é a opção mais comum.

Site: Se o domínio é o endereço, a hospedagem é o lugar, o site é tudo que está dentro da “sala”, móveis, decoração, expositor, funcionários. Existem muitas empresas que prestam serviços de desenvolvimento de sites com as mais variadas faixas de preço e níveis de serviço.

Newsletter ou E-mail Marketing

É um email enviado para um grupo de clientes ou uma lista de emails, visando divulgar a empresa, falar sobre promoções, produtos, novidades.

Para fazer isto é preciso:

  • Lista de emails
  • Newsletter

Existem algumas formas de fazer, podemos apenas escrever um email e incrementar com fontes, cores, imagens anexas, também podemos colocar toda a informação e uma imagem que é anexada no email, o que possibilita uma qualidade estética maior. E também podemos fazer em html, onde montamos uma pequena página em nosso site, e encaminhamos o link, para que seja visualizado por email.

Todos tem vantagens e desvantagens, mas a mais indicada é a página html, pois o email fica leve para enviar e tem boa qualidade estética.

Servidor de envio: Existem várias empresas que oferecem serviços de disparo de emails, costuma cobrar um valor fixo para um limite de emails, exemplo R$ 70,00 para disparar 10.000 emails. É importante contratar uma boa empresa para este serviço, ou toda a campanha pode ser inutilizada se os emails voltarem ou forem parar na caixa de spam.

Aproveitando, spam é todo o email de propaganda que recebemos sem pedir, hoje os sites já possuem uma política de evitar o spam, normalmente perguntando ao cliente se ele deseja receber propaganda por email, se ele concordar, o caminho está livre. É feito isso principalmente para preservar a imagem da empresa, ninguém gosta daqueles vendedores chatos que ficam sempre empurrando o que não queremos nos momentos mais inoportunos.

Existem pessoas na internet que vendem listas de emails, algumas empresas apelam para as listas, pensando que obterão resultados, mas o retorno é praticamente zero, sem falar que muitas das pessoas que recebem acabam criando uma aversão á empresa por estar invadindo sua privacidade desta forma.

Em breve iremos falar mais sobre Loja On-line, Catálogo On-line, Gestão de Clientes On-line, Campanhas Google e Otimização de sites.

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