Criação de Sites
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Formulários de Contato

Por: Rafael Batista

Navegando pela internet, muitas vezes encontramos sites com pouca ou nenhuma informação de contato. Muitas vezes não possuem dados como email e telefone no cabeçalho ou rodapé do site, o que dificulta muito a vida do usuário que quer entrar em contato com os responsáveis pelo site.

Isto são observações básicas no que diz respeito ao desenvolvimento do site, e a sua função principal, que na maioria dos casos é estabelecer um contato com as pessoas que tem interesse no assunto tema do site.

Mas não é disto que se trata o artigo, e sim de formulários de contato. Ter os dados de contato é muito importante, mas e quando o responsável do site deseja filtrar as informações que recebe dos clientes? Existem algumas formas de fazer, o que é bem comum é disponibilizar uma lista de email’s de contato por departamento, por exemplo financeiro@suaempresa.com.br, vendas@suaempresa.com.br, suporte@suaempresa.com.br, etc…

Mas isso não é garantia de que o usuário vai utilizar o email certo para a sua consulta, e mesmo que o faça, não garante que ele passe as informações necessárias á resolução do seu problema, tais como números de protocolo, produto, nota fiscal, etc.

Para isso existem os formulários de contato, onde podemos “obrigar” o usuário a preencher certas informações importantes, tais como nome, telefone, email de contato, assunto, com que departamento que conversar, entre outras opções que julgarmos necessárias para resolver a questão o mais rápido possível, os dados são enviados para o email indicado no formulário, para conforto do usuário e redução de trabalho da parte dos administradores do site.

É interessante que este formulário fique em uma página própria, com um link no menu do site para facilitar o acesso. Esta página, além do formulário de contato pode ter o mapa de localização, utilizando o http://maps.google.com.br/ podemos fazer a marcação precisa do endereço, além de poder disponibilizar o sistema de rotas, o que valoriza bastante o site e a experiência do usuário quando está navegando.

Além disso, também é possível colocar o link de atendimento online, integrado com MSN ou Google Talk.

Se estiver fazendo o desenvolvimento de um site, leve estas questões em consideração e proporcione um contato mais amigável e eficiente com os seus clientes.

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