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Como usar grupos no Google Apps

Por: GN10

Depois de o Google reduzir o número de contas disponíveis de 50 para 10 na versão gratuita do Google Apps foi preciso ‘dar um jeito brasileiro’ de adaptar o número de emails de pequenas / médias empresas que precisam utilizar mais de 10 contas no Google Apps.

Eis uma solução para empresas que possuem emails de setores como:

  • rh@suaempresa.com
  • marketing@suaempresa.com
  • atendimento@suaempresa.com

E também possuem emails de funcionários que recebem emails das contas acima:

  • hugo@suaempresa.com
  • jose@suaempresa.com
  • luiz@suaempresa.com

Em muitas empresas o funcionário ‘Hugo’ recebe os emails direcionados da conta ‘atendimento@suaempresa.com’ por exemplo. Porém com o limite de 10 contas imposto pelo Google Apps, você pode economizar uma conta criando um grupo para receber tais emails. Para fazer isso, acesse o Painel de Administração de sua conta no Apps.

O endereço é: https://www.google.com/a/cpanel/seudominio.com/

Ao abrir a administração clique em Grupos:

Google Apps - Criar Grupo

Na tela seguinte, preencha os campos lembrando de checar o item: ‘Também permite que qualquer pessoa na internet poste mensagens

Google Apps - Criar Grupo 2

E por fim adicione as contas que receberão mensagens do grupo:

Google Apps - Criar Grupo 3

Você pode adicionar mais de uma pessoa para receber mensagens do grupo ‘atendimento@suaempresa.com’.

Pronto! Agora você tem uma ‘conta virtual’ que apenas recebe emails e economiza uma conta de email para um funcionário real.

Obviamente esta solução só é aplicável em casos em que a conta criada não precisa enviar emails, apenas receber.

Esta solução também muito útil quando 2 ou mais pessoas precisam receber todos os emails vindo de uma conta de Atendimento ou Suporte por exemplo.

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